Modelos 3D Digitais – É hora de pensar Diferente

Web design concept

   O conceito “Digital”, assim como os recursos da tecnologia da informação, entraram com tanta força na odontologia, que permitiram as diversas especialidades enxergarem suas práticas de formas diferentes. O modelo 3D digital é resultado deste novo olhar na odontologia, é produto de um novo mundo que tem sido apreciado pelos dentistas há mais de uma década.

É indiscutível o salto no avanço científico que essas inovações proporcionaram na prática odontológica. As discussões, entretanto, que geram algumas incertezas, são sobre o aspecto mercadológico deste movimento.

As diversas especialidades estão aos poucos tateando como cada uma irá atuar diante das novidades que estão surgindo. Algumas trazendo para si novas práticas e outras buscando apoio de outras especialidades que, pelo histórico, poderiam executar melhor determinadas ferramentas.

Refletindo sob a perspectiva do segmento da Radiologia Odontológica, penso que é muito importante os Centros de Radiologia e Documentação Odontológica se apropriarem da tecnologia dos Modelos 3D Digitais e tentarem, ao máximo, incorporar os serviços relativos a este novo recurso. As clínicas radiológicas não podem ser reduzidas a meras executoras de raios-x. Cada vez mais, para continuarem sendo relevantes, os centros radiológicos precisam prover mais serviço de valor agregado. Oferecendo Diagnóstico e apoio às outras especialidades, dentro das novas demandas que estão aparecendo.

Por exemplo, a ortodontia moderna, já tem outra feição. E se o segmento radiológico se trancar em seu mundo, e não olhar para a nova realidade e as novas tendências, em pouco tempo perderá relevância. Há algumas décadas, foi a Ortodontia quem provocou a ascensão dos serviços radiológicos no Brasil. Os radiologistas daquela época, tiveram a sensibilidade de enxergar oportunidade naquele movimento e obtiveram sucesso. Construíram inclusive uma cultura que concebeu uma demanda de serviços que sustentou e tem sustentado a  radiologia no Brasil.

Agora, com a entrada dos Modelos 3D Digitais (com possibilidades de recursos como setups, alinhadores, planejadores de sorriso, planejadores de cirurgia e tratamento), há uma nova chance de a radiologia trazer para si parte da demanda gerada por ele e se fortalecer como segmento de apoio das diversas especialidades que desejam desfrutar desta tecnologia.

O conceito de Modelo 3D Digital, está descortinando uma gama grande de novas oportunidades de serviços dentro da odontologia. Os centros radiológicos precisam aproveitar essas oportunidades. Para isso, é importante que os especialistas em radiologia percebam sua atuação de uma forma mais ampla.

Ao analisar a etimologia da palavra diagnóstico, pelo latim diagnosticu (dia=”através de, por meio de” + gnosticu=” conhecimento de”), podemos enxergar o conceito com um entendimento mais largo. Através do conhecimento e experiência do profissional de diagnóstico, com o seu olhar preciso e detalhista, é possível oferecer maior apoio as outras especialidades, ajudando a avaliar, planejar, e alcançar o melhor resultado para o paciente.

Para termos relevância na dinâmica de mercado odontológico daqui a 10 anos, por exemplo, é preciso “Pensar diferente” e afrontar o “status quo”. A geração atual precisa se reinventar, ressignificar sua atuação e ampliar o seu espaço no horizonte de interação odontológico.

Vem a minha memória agora a icônica campanha “Think Different” que Steve Jobs fez quando retornou a Apple em 1996. A marca estava enfraquecida, oferecendo ao mercado produtos semelhantes aos da concorrência. Sendo “mais uma”, entre as diversas empresas de tecnologia e perdendo espaço em relação a elas. Ele então, promove uma revolução na filosofia de produtos da Apple e  faz uma campanha que posiciona a marca em um lugar totalmente diferente, fazendo com que a Apple tivesse novamente uma posição especial no segmento. E, mais do que isso, transforma o mercado de tecnologia. Assista abaixo ao vídeo da campanha. (Cada imagem, cada frase neste vídeo é carregada de significado, inspira e motiva. Mas o que mais me chama atenção é a garotinha, bem no fim do vídeo, abrindo os olhos. É como se Jobs nos convidasse a abrir os nossos olhos para enxergar o mundo de forma diferente).

O nosso segmento também precisa pensar diferente, abrir os olhos e enxergar novos espaços de atuação. E fazer com que isso, promova, em alguma medida, a evolução da Odontologia, o desenvolvimento dos dentistas, um maior conforto para os pacientes e tratamentos mais eficientes.

Para concluir a ideia deste texto, vale a pena trazer uma frase da música do Lenine. Há poucos dias, ouvindo a composição “Simples assim”, a seguinte frase me chamou a atenção.

Focado no seu mundo qualquer homem Imagina muito menos do que pode verNo escuro do seu quarto ignora o céu lá fora e fica claro que ele não quer perceber” 

É necessário olhar para fora das quatro paredes do Centro Radiológico e entender que este segmento pode ser maior do que ele mesmo imagina ser.

Nos tempos atuais, para continuar sendo relevante no mercado, é necessário olhar “como o tempo está lá fora”. Não ficar trancado com seus velhos conceitos e pensamentos, imaginando que o mundo está limitado a somente o que já está posto (ao que já existe, ao que está pronto, ao que é costumeiro, ao que é hábito). Pelo contrário, há um céu lá fora, e todas as vezes que você olhar para ele, lembre-se que o infinito é uma realidade e que o mundo não está parado, ele continua a girar e se transformar.

Deixe o seu cadastro e receba uma apresentação sobre propostas de aplicações de serviço com os modelos 3D digitais. CLIQUE AQUI

JIRRÉS EDMUNDO
wtsp: (16) 99617 3597

Citados neste texto:

Anúncios
Modelos 3D Digitais – É hora de pensar Diferente

8 comentários sobre “Modelos 3D Digitais – É hora de pensar Diferente

  1. RICHARD SIQUEIRA DIAS disse:

    Ótima matéria. Incrível como a área de radiologia odontológica vem se atualizando com novos equipamentos. Não me canso de observar que o recurso de imagens só vem melhorando. Parabéns pela ótima matéria.

  2. Parabéns Edmundo! Texto inteiramente acertado. Precisamos retirar os antolhos e promover uma maior dinâmica entre as especialidades fazendo jus a importância de cada um. Essa dinâmica tecnológica ás vezes assusta nossos colegas dentistas, mas com já dizia Marie Curie : ” Nada na vida deve ser temido, apenas deve ser entendido. Agora é tempo de entender mais de modo que possamos temer menos.”

  3. A tecnologia do 3D, já devia estar funcionando “a todo vapor”, porem temos muitos impecilios que a bloqueiam entre eles o financeiro (impostos de importação ) e outros o que tornam impossível a sua implantação em clínicas particulares, onde seria o ideal. Aguardemos mais um pouco e talvez chegaremos lá

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s