Você tem medo de crescer?

MEDODECRESCER

Neste fim de semana, brincando com a minha filha Duda (6 anos) fui surpreendido por uma frase que ela disse. No meio da brincadeira ela falou: “Papai, eu não quero crescer, quero viver brincando a minha vida toda. ” (hehehe)

Esse comentário dela rendeu uma boa conversa enquanto brincávamos e, além de ir revelando para ela como é a trajetória natural das coisas, fui fazendo outras perguntas para entender qual era a visão dela sobre a vida. Enquanto ela ia falando, eu comecei a lembrar também dos meus pensamentos de quando era criança.

Essa reflexão me fez pensar que em geral, em diversas esferas da nossa vida, temos medo de crescer. Temos medo porque crescer é deixar algo que já estamos acostumados (acomodados) e partir para o novo, é ter que encarar um novo mundo, encarar situações diferentes e lidar com mudanças. Crescer é ter que deixar os velhos hábitos, as roupas que tanto gostávamos de usar (afinal, elas não cabem mais).

Se conduzirmos este raciocínio para o espaço de nossa vida profissional e dos negócios, não será muito diferente. Crescer nesta área da vida também gerar desconforto, porque para crescer, você vai ter que assumir novos desafios, vai ter que aprender coisas novas, assumir novas rotinas, vai ter que deixar velhos hábitos, “velhas roupas que não te servem mais”. Como dizia Belchior:

“No presente a mente, o corpo é diferente E o passado é uma roupa que não nos serve mais”

Talvez o maior desconforto para esse fenômeno do crescimento é o fato de termos que fazer escolhas. No roteiro de nossa existência, as escolhas são a marca que precedem e acompanham o crescimento. Ou seja, crescer significa ter que tomar decisões, ter que ser o autor de sua própria vida. Ao mesmo tempo, as escolhas que fazemos definem se iremos crescer ou não. O problema é que escolher é um processo que incomoda a gente psicologicamente, porque ele sempre implica em uma perda; toda vez que eu escolho por algum caminho, impreterivelmente, estou negando ou perdendo outro. E isso cria um desconforto gigantesco em nós. Talvez, seja esse um dos grandes motivos que nos amedronta crescer. E o pior é que cada vez que crescemos mais, maior ou mais sérias serão as nossas escolhas.

A grande questão, entretanto, é que CRESCER VALE A PENA. Crescer incomoda, gera medo, mas a dor do crescimento não se compara ao que ele proporciona. Porque depois que passamos pela fase do medo, do desconforto e da dor, o sentimento de REALIZAÇÃO, de conquista, de atingir um novo patamar em nossas vidas, é muito gostoso. Esse sentimento é o combustível para continuarmos vivendo.

Imagina como seria chata a vida se tudo fosse sempre igual, sem desafios, sem mudanças. Imagina se minha filha ficasse presa na infância à vida toda e não pudesse viver todas as outras experiências que a vida irá poder lhe proporcionar? CRESCER faz parte da vida, é preciso ter coragem para viver, para crescer. É preciso enfrentar o medo. Charles Chaplin foi feliz em dizer

“A vida é maravilhosa se não se tem medo dela.”

Não fuja dos novos desafios, enfrente o novo, saia do lugar comum, não perca as oportunidades de CRESCER. Permita-se ousar. No que diz respeito a sua vida profissional, faça isso não apenas motivado a obter maiores ganhos financeiros e sim como uma oportunidade de viver novas experiências. Isso será muito rico para sua vida. Viva novas experiências, não se prenda ao lago das águas paradas do comodismo. Lance-se no rio da vida e deixe que cada curva inédita da trajetória deste rio, faça de você alguém MAIOR, que se permitiu crescer e construir algo especial.

Há pessoas que por medo de mudar, medo de sair do seu status quo, medo de perder, NUNCA GANHAM. Preferem se manter pequenos, porque assim não precisam se mexer muito, dá menos trabalho. Benjamin Disraeli deixou um pensamento grandioso de como precisamos enxergar a vida:

“A vida é muito curta para ser pequena.”

É preciso enfrentar a realidade de que : Crescer dói. Todavia, gosto de lembrar da música da banda dos Selvagens à procura de Lei, que diz:

“Crescer dói
Mas essa foi a história de todos os heróis”

É isso aí pessoal…. Antes de me despedir, quero te pedir um favor: Estou fazendo uma pesquisa para saber quais são as principais dificuldades que  o empresário da radiologia odontológica enfrenta para fazer crescer sua clínica. Será que você pode cooperar com esta pesquisa? É rapidinho, são apenas 3 perguntas. Responda clicando aqui.

Muito obrigado! Um braços e até a próxima!

Jirres Edmundo
(11) 4063-2778 | (16) 99617.3597
edmundo@radiologiaeinovacao.com.br
http://www.facebook.com/jirresedmundo

SE VOCÊ GOSTOU DESTE TEXTO, COMPARTILHE NO FACEBOOK: CLIQUE AQUI

Você tem medo de crescer?

Um comentário sobre “Você tem medo de crescer?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s