Fique alerta!! Em 3 meses, irá abrir uma clínica concorrente bem perto de você

cachorro doente

Imagine se você tivesse acordado hoje com a notícia de que em breve estaria sendo aberto mais um serviço de radiologia perto da sua clínica!

Pois é… por mais desconfortável que seja essa situação, é preciso estar preparado para ela. Porque o mercado é livre e do dia para noite pode surgir um novo serviço de radiologia  na região onde você atua. E não tem como prever que dia isso poderá acontecer ou qual será a postura do novo concorrente.  Se for alguém com bom senso e que atue de modo a somar, fortalecendo ainda mais a odontologia e a prática deste serviço na região, ótimo! (inclui no critério de bom senso a pessoa abrir um serviço em um espaço que comporte a atuação de mais uma clinica, é claro.) Neste caso, por incrível que pareça, uma atuação sadia, irá trazer benefícios para todos. Mas, pode ocorrer também que, quem monte, não tenha esse perfil, não tenha nenhum preparo de gestão e estabeleça uma relação de concorrência desleal e desonesta. E aí… o que fazer?

A verdade é que para estar preparado para uma circunstância como esta, você precisa cuidar da sua clinica e dos seus clientes todos os dias (começando hoje) como se soubesse que em pouco tempo entrará na sua região um concorrente com o segundo perfil que citei (perfil desleal).

Presenciei esse tipo de situação em diversas clínicas e elas não estavam preparadas para este momento. É até natural, somos sempre inclinados a nos mantermos no  status quo. O raciocínio muitas vezes é o mesmo, “não vale a pena investir mais, pois os dentistas/pacientes  não valorizam, o meu faturamento vai continuar o mesmo”.

Observando a recorrência desta situação e com um pouco de senso analítico, juntei algumas práticas que talvez possam ser interessantes para se precaver:

Estar sempre à frente com Inovações: Manter uma postura de vanguarda, certamente você estará à frente de qualquer concorrência que eventualmente vier a se estabelecer. Porque obviamente você sempre terá a disposição o que há de melhor em tecnologia para oferecer aos seus clientes e assim irá construir maior prestígio da sua clinica diante de seus clientes.

Manter os custos da sua clinica enxutos: Geralmente, com o passar do tempo, a gestão da clinica vai ficando mais frouxa. E acontece desperdício de dinheiro. O legal é sempre manter  as contas da empresa muito bem ajustadas. Para obter maior lucro. E ai sim, usar este lucro para os tempos de vacas magras e/ou investir em coisas que promoverão um melhor desempenho da clinica.

Ser referência  na qualidade do serviço e atendimento do mercado: Acorde todos os dias com esse objetivo. Use todo o seu conhecimento e recursos para diariamente aperfeiçoar o seu atendimento e gerar o melhor serviço. Não permita que o mosquito da acomodação te pique.

Qualifique sua equipe: Gaste tempo e dinheiro para manter sua equipe super afiada. Não se esqueça de que o segredo do negócio está nas pessoas e na qualidade do serviço que elas conseguem exercer. Para isso, invista em treinamentos, em qualificação de sua equipe. Ofereça livros ou conteúdo que possam ajudar no desenvolvimento profissional deles. Motive-os a participarem de cursos ou palestras que os permita crescer em conhecimento. Se possível, crie metas para a equipe e se eles baterem as metas, a clínica subsidia o curso, a palestra, o que for.

Invista em você:  E por fim, não se esqueça; na odontologia em geral, o responsável técnico muitas vezes é a referência do negócio. Você precisa ser bom. Precisa ser a referência em conhecimento na prática do diagnóstico em sua região. Para tanto, você pecisa investir em seus conhecimentos.  Sempre que possível, atualize os seus conhecimentos. Não deixe de participar dos congressos, faça os cursos necessários ao desenvolvimento de sua prática diagnóstica e crie uma busca continua de aperfeiçoamento de seu currículo.

Bem.. por hoje é isso ai pessoal. Grande abraço

Jirres Edmundo
(11) 4063-2778 | (16) 99617.3597
edmundo@radiologiaeinovacao.com.br
http://www.facebook.com/jirresedmundo

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