Ideias inovadoras não surgem da noite para o dia

O mundo do empreendedorismo é repleto de histórias de pessoas comuns que em um estalo de genialidade tiveram uma ideia revolucionária que deu origem à empresa, os famosos momentos “Eureka!”. No mundo real, o processo de inovação não é tão simples assim.

Não estou de forma alguma dizendo que momentos “Eureka!” não existem, inclusive já passei por coisa parecida na minha empresa. Porém é importante saber que muita coisa precisa acontecer antes desse momento e depois dele ainda existe muito chão pela frente até que uma grande empresa ganhe vida.

Que tipo de atividade você seria capaz de fazer mesmo sem ganhar um centavo?
 

 

Trabalhar em uma área que instigue sua paixão é fundamental pra geração de boas ideias. Se você ainda não trabalha em algo que realmente goste, está na hora de repensar se é esse mesmo o caminho que você quer seguir.

Trabalhar na sua paixão exige muito menos esforço para despertar sua curiosidade para aprender sobre o tema, gerar novas ideias e te motivar a trabalhar muito para que elas saiam do papel.

Inovação envolve um alto grau de incerteza e um grande número de pessoas dispostas a manter o status quo. Se você não está nessa pela vontade de fazer algo que signifique mais do que dinheiro, provavelmente sua motivação irá embora quando aparecerem primeiras barreiras.

Ouça o maior número possível de pessoas
 

 

Um produto/serviço inovador consiste em criar uma solução mais eficaz para resolver um problema existente.

As pessoas dificilmente saberão te indicar as soluções que precisam, mas sabem descrever muito bem os problemas que têm. Ao conhecer os problemas existentes, é muito mais fácil pensar em soluções do que simplesmente ficar esperando pelo momento “Eureka!”.

Um bom ponto de partida é criar algo que resolva um problema que você tenha, essa é a forma mais fácil de identificar demandas. Daí é uma questão de analisar se um número razoável de pessoas possui essa mesma demanda, o tão sonhado mercado potencial.

Pense grande, comece pequeno e evolua rápido
 

 

Essa frase foi tirada do livro A Arte da Estratégia de Carlos Alberto Júlio e representa uma filosofia muito importante pra quem pretende inovar.

O marechal alemão Helmuth von Moltke já dizia “Nenhum plano de batalha sobrevive ao contato com o inimigo”. Isso significa que você precisará fazer diversas alterações no seu plano conforme sua ideia é amadurecida.

Saiba que ideias são sempre falhas no começo, por isso precisam ser apresentadas para o maior número de pessoas e melhoradas a partir desses feedbacks. Não se apegue ao sonho da ideia ser genial, muito mais importante que isso é buscar sempre a realidade dada pelos feedbacks de pessoas com potencial de comprar seu produto/serviço.

Este post foi escrito por Millor Machado, sócio do
Empreendemia e criador do Blog Saia do Lugar, a convite da Endeavor Brasil.

Jirres Edmundo
(11) 4063-2778 | (16) 99617.3597
edmundo@radiologiaeinovacao.com.br
http://www.facebook.com/jirresedmundo

Anúncios
Ideias inovadoras não surgem da noite para o dia

5 comentários sobre “Ideias inovadoras não surgem da noite para o dia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s