Os novos modelos de liderança

Recebi estes dias, de uma grande amiga que tenho (Jake), um texto fantástico sobre o novo pensamento nas relações de trabalho. No artigo, a autora (Cláudia Suely) aborda o assunto sob a perspectiva das mudanças que ocorreram neste período de crise / pós-crise e sobre as características do novo líder neste arranjo corporativo. Achei interessante o texto, pois ela expõe de forma bem direta e simples a nova realidade que se apresenta sobre este assunto.

Se analisarmos pelo aspecto histórico, perceberemos que diversos eventos nos conduziram a uma evolução cultural e de pensamento no campo das relações de trabalho. Passamos pelo revolucionário conceito de Marx sobre a luta de classes, ganhamos a teoria de Taylor que deixou o legado da Administração Cientifica e chegamos ao processo de normatização desta relação.

Todos esses fatos históricos tiveram grande importância na evolução de pensar o trabalho, mas por má interpretação ou outros motivos culturais, alguns princípios extremamente maléficos se estabeleceram e prejudicam o bem-estar desta relação.

Existe um pensamento de divisão, de disputa entre os proprietários (lideres) e os colaboradores. Há também na base desta relação a idéia de empresa controladora. Como conseqüência deste controle foi instituída uma cultura hierarquica muito forte . Um modelo de hierarquia baseado no medo e no jogo de poder (pura vaidade).

É preciso se entender que, na sociedade do conhecimento, o ser humano é o elemento mais importante. Vivemos hoje a era das idéias; as empresas, sejam elas de qualquer segmento, vivem e vendem idéias (idéias não são produzidas por máquinas, nem processos e nem regras trabalhistas; tão pouco estão presas a cargos).

Este entendimento onde o funcionário é um adendo do resto do processo ficou pra trás, lá na revolução industrial (onde os lideres eram os sabichões e a base era um complemento da máquina, facilmente substituível). Hoje, com a necessidade extrema de mudanças e inovações, o que vale é a experiência de cada funcionário, o conteúdo intelectual e emocional deles.

Lembre-se que em centros radiológicos o que se vende é serviço. Serviço é feito por pessoas. No livro  Revolução nos Serviços KARL ALBRECHT diz que em prestação de serviços os colaboradores também são  “produto”.

Pense bem, quando um paciente entra na sua clinica, passa pela recepção, vai realizar os exames, liga para obter alguma informação ou para fazer um agendamento, você acha que a imagem que ele tem da clinica é só do belo logotipo que você fez ou da qualidade do material da pasta?? Óbvio que não. Por isso, nunca se esqueça de cuidar de seus colaboradores, assim eles cuidarão de seus clientes. Na condição de líder de sua equipe sempre trabalhe o lado humano, promova os seus liderados faça-os pensar, conduza-os a serem inovadores em suas funções.

Troque o medo, o controle e a ostentação de seu cargo por confiança, comprometimento e muito dialogo (converse sempre que possível com eles, saiba das suas aspirações, das suas opiniões, e deixe muito claro os planos que você tem para seu empreendimento, seu objetivos. Estabeleça uma relação de transparência).

Talvez seja difícil pensar desta forma pois as bases da cultura na relação do trabalho são muito fortes, envolve questões de vaidade e da eterna vontade do ser humano de querer ser “o melhor”.

Mas se você tiver um espirito inovador compreenderá melhor este novo mundo.

Ahh… já estava esquecendo… olha o texto que a Jake me enviou, muito legal: CLÁUDIA SUELY – Crise e Desafio para Exercício da Liderança

Até a próxima,

Jirres Edmundo
(11) 4063-2778 | (16) 99617.3597
edmundo@radiologiaeinovacao.com.br
http://www.facebook.com/jirresedmundo

Os novos modelos de liderança

2 comentários sobre “Os novos modelos de liderança

  1. Jakeline disse:

    Oi Ed….
    Vc hein…sempre nos surpeendendo…e trazendo um pouco + de cultura….
    Obrigada por citar meu nome…rsrs
    Está ótimo…Vc esta caminhando dmais amiguinho…
    Precisando estamos ai..viu?
    Bjs…
    Boa sorte…

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